quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO REALIZA A SEMANA PEDAGÓGICA 2008

“ ... Podemos fornecer todas as condições, mas são as pessoas que devem fazer as próprias escolhas para mudar. Lembrem-se do princípio do jardim. Não fazemos o crescimento ocorrer. O melhor que podemos fazer é fornecer o ambiente certo e provocar um questionamento que leve as pessoas a se analisarem para poderem fazer suas escolhas, mudar e crescer.”

James C. Hunter


Entre os dias 21 e 23 de janeiro deste, as ações didático-pedagógicas da educação de Solonópole foram pauta na Semana Pedagógica 2008. Diretores, coordenadores pedagógicos e professores estiveram reunidos em três dias de muito estudo e aprendizagem.


Com um diferencial, as ações da semana pedagógica deste ano destacaram-se pela metodologia de como a mesma aconteceu: os professores foram reunidos por área de atuação (educação infantil, fundamental I e II) estando monitorados por uma equipe de profissionais da pedagogia e técnicos da secretaria municipal de educação de Solonópole. Outro fator de destaque foi a escolha de professores do quadro efetivo para o repasse dos conteúdos propostos.

Com os profissionais da educação infantil ficaram responsáveis as professoras Valeria Cristina, Rosângela Cândido e a secretária de educação, Mônica Silva. O conteúdo proposto para as discussões tratou dos aspectos afetivo-psicomotor-cognitivo do desenvolvimento da criança (2 a 6 anos).

Do 1º ao 3º ano, Sílvia Helena Silveira, Ana Paula da Silva e Gorete Pinto Pinheiro acompanharam os professores com estudos sobre contribuições à prática pedagógica a partir de textos e vídeos. Dinâmicas e textos reflexivos deram descontração ao encontro.

Giselle Morais e Maria Bonfim de Lima, ambas pedagogas, acompanharam os professores do fundamental I (4º e 5º ano) trabalhando com o tema Pedagogia de Projetos, músicas, dinâmicas e textos reflexivos.



Com os professores da área de português, história, inglês e artes (fundamental II), ficaram Paulo Cesário (distrito de Assunção), Aila Maria, Régia Amorim e Denise Idelfonso na assessoria pedagógica. Os conteúdos basicamente concentraram-se no estímulo ao hábito da leitura e na discussão de que toda a escola, independente do currículo, é responsável pelo incentivo a essa prática tão salutar.


Na área de matemática e ciências foram responsáveis as professoras Aurilânia Pinheiro, Suerda Maria, Elaine Nogueira e Filomena Maciel. Com os professores desta sala foi trabalhada uma oficina de jogos matemáticos, oficina de reciclagem de papel, textos instrucionais e de motivação, subsídios extraídos da Revista Nova Escola e da coleção didática Projeto Araribá – fundamental II.
No 3º dia, o encerramento se deu com uma assembléia geral dos professores, coordenadores e diretores participantes, no Ginásio Poliesportivo José Atualpa Pinheiro Landim. Um farto café da manhã iniciou aquele dia em que todos tiveram a satisfação de ouvir o Sr. Prefeito Dr. Atualpa Júnior discorrendo sobre as conquistas alcançadas na Administração Governando com Você, na área da educação: a implantação do Plano de Cargos e Remuneração, o Ciclo de Conferências do Plano Municipal de Educação, entre outras; e sobre a importância da prioridade que se dá, nesta gestão, para a formação dos professores e, de uma forma geral, aos profissionais da educação.
Como convidada especial desse dia, Socorro Leal, técnica da CREDE 14 – Senador Pompeu, exibiu um painel com os dados da Prova Brasil – antigo SPAECE - e SAEBE (avaliações a nível de estado e país da situação de aprendizagem no 4º e 9º ano).
Para finalizar, Mônica Silva, secretária da educação, fez a entrega de agendas confeccionadas exclusivamente para os participantes da Semana Pedagógica Edição 2008.


Fonte: Secretaria da Educação
Contate-nos: (88) 3518-1438
kenispinheirosilva@hotmail.com
sec.sol.ce@hotmail.com