quinta-feira, 8 de novembro de 2007

PROJETO EU SOU CIDADÃO DE SOLONÓPOLE

O Projeto Eu Sou Cidadão - Amigos da Leitura é uma realização da Associação das Pimeiras-Damas dos Municípios do Estado do Ceará - APDMCE e da Fundação Demócrito Rocha - FDR, com o intuito de formar cidadãos concientes de seus direitos e deveres e do trato com temáticas sociais de relevância e interesse público, procurando oferecer melhoria de vida à população cearence.


Certificação dos Amigos da Leitura (2007)


O município de Solonópole passou a fazer parte da rede estadual do Projeto Eu Sou Cidadão em abril de 2005. Como atuantes diretos do Projeto 15 crianças e adolescentes foram escolhidos para formar o grupo dos Amigos da Leitura que trabalham voluntariamente levando o incentivo ao gosto e ao prazer de ler, às crianças e adolescentes de Solonópole.


Congresso Estadual dos Amigos da Leitura

A coordenação do Projeto em Solonópole está sob a responsabilidade de Kênis Silva (titular) e Aila Maria (coordenadora adjunta), sempre procurando desenvolver ações com os amigos da leitura no que se refere a rodas de leitura, visitas para divulgação da coleção Eu Sou Cidadão, programa de rádio "Se Liga! Eu Sou Cidadão.", entre outras ações.


Visita ao Memorial do Vaqueiro
(Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura) Agosto/2005Os livros da coleção Eu Sou Cidadão tratam de temáticas sociais como 'vítimas da miséria e da pobreza', 'gravidez na adolescência', 'cárcere privado', 'questões de gênero', 'boa convivênvência com idoso', 'trabalho infantil doméstico', 'proteção e conservação do patrimônio público', e o 'respeito às diferenças'.

Segue abaixo relação dos Amigos da Leitura e a respectiva escola onde estudam.
Wendel Pinheiro Maia - Escola Fenelon Rodrigues Pinheiro

Yvinna Déllys Ferreira - Escola Aníbal Rodrigues Pinheiro

Antônia Lívia do Santos - Escola José Oster Machado

Renato Cezar Monte - Escola José Oster Machado
Francisca Roséria Solon - Escola Aníbal R. Pinheiro
Antônia Raiane Pinheiro Maia - Escola Aníbal R. Pinheiro

Íkaro Pinheiro Rodrigues - Escola José Oster Machado

Ana Thais de Lima Silva - Escola Aníbal R. Pinheiro

Antônio Avelino Franklin Ferreira - Escola José Oster Machado

Deiva Mara Lima Rufino - Escola Aníbal R. Pinheiro

Karla Janine Rodrigues - Escola José Oster Machado

João Emanoel de Souza Santos - Escola Fenelon R. Pinheiro

Coordenação: Antônio Kênis Pinheiro da Silva e Aila Maria Silva

Fonte: Secretaria da Educação

Colaboração: Kênis Silva

Contate-nos: Fone/fax: (88) 3518 - 1438

E-mail: kenispinheirosilva@hotmail.com

sec.sol.ce@hotmail.com

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE SOLONÓPOLE ENCERRA CENSO ESCOLAR 2007

No dia 29 de setembro de 2007, a responsável pela inspeção escolar da Secretaria Municipal de Educação, Maria Márcia Silva Amorim, encerrou os trabalhos de informação do Censo Escolar deste ano, iniciados por volta de 15 de junho. A mesma, participou no dia 10 de maio, em Fortaleza, de um treinamento para usuários do Sistema Educacenso, passando a coordenar, no município, os trabalhos realizados por uma equipe de digitadores formada por Erilucy Rabelo, Simara Nogueira, Joselita da Silva e Kênis Pinheiro.

O Censo Escolar que este ano trouxe inovações e facilitou a informação dos dados referentes ao número de alunos por turmas e de professores por nível de escolaridade de cada escola, foi realizado pelo Sistema Educacenso – via internet - gerenciado pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, com a colaboração das secretarias estaduais, órgãos regionais, secretarias municipais de educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do País. O Censo Escolar é instrumento importante para promoção da melhoria da qualidade na educação visando à identificação dos pontos positivos e deficiências em nosso sistema educacional.

Com a finalização dos trabalhos a Secretaria da Educação passou a ter ciência do perfil dos profissionais e dos alunos de nosso município informados ao MEC. Estas informações servem de base para a formulação de políticas públicas e para distribuição de recursos públicos (merenda e transporte escolar, distribuição de livros, implantação de bibliotecas, Programa Dinheiro Direto na Escola - PDDE e Fundeb, entre outros).

Fonte: Secretaria da Educação

Colaboração: Kênis Silva

Contate-nos:

Fone/fax: (88) 3518-1438

E-mail: kenispinheirosilva@hotmail.com

sec.sol.ce@hotmail.com


Escola Francisco Durval Pinheiro Realiza Culminância Do Projeto Meio Ambiente

O núcleo gestor, professores e funcionários da E. E. F. Francisco Durval Pinheiro – sítio Cachoeirinha, juntamente com seus alunos realizaram a culminância do Projeto Meio Ambiente com coletagem de lixo nas redondezas da escola, apresentação de material de sucata na confecção de brinquedos educativos feitos pelas crianças e a conscientização que os professores deram do cuidado com a natureza mostrando a importância do reaproveitamento do lixo.
Jogos como boliche de palavras, vaivém, raquetes e outros, foram algumas das reinvenções no uso de material pett que estava para ser jogado ao léu e prejudicar ainda mais o meio ambiente.
As crianças da Educação Infantil ao 3º ano apresentaram de forma angelical e com tanto entusiasmo ao ponto de contagiar a platéia que aplaudiu fervorosamente.

Fonte: Secretaria da Educação
Colaboração: Kênis Silva

Contate-nos:
Fone/fax: (88) 3518-1438
E-mail: kenispinheirosilva@hotmail.com
sec.sol.ce@hotmail.com

terça-feira, 6 de novembro de 2007

PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA REALIZA 2º ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL


A secretária de educação, Mônica Silva, conduziu o mais recente encontro de formação com professores da educação infantil, acontecido no dia 01/11/2007, no auditório da Escola José Oster Machado.
A agenda do dia constou de leitura e estudos sobre o “O estágio do pensamento pré-operacional da criança” (Wadsworth, Barry J.), trechos do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e do livro Professor da Pré-escola / Fundação Roberto Marinho / 4ª Ed. Volume I.
Tais momentos têm proporcionado aos professores a fundamentação necessária para a uma melhor atuação docente no desenvolvimento e aprendizagem das crianças de faixa etária compreendida entre 3 e 5 anos. Os professores em depoimentos informais têm expressado a tamanha contribuição que estas formações oferecem à prática didática e pedagógica visto que, a base educacional das crianças se consolida com um acompanhamento adequado.
Fonte: Secretaria da Educação
Colaboração: Kênis Silva
Contate-nos:
Fone/fax: (88) 3518-1438

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Amigos da Leitura recebem na Biblioteca Municipal Stela Rabelo Machado alunos do 3º ano da E. E. F. Mundoca Moreira – São José

Nesta quinta-feira, 1º de novembro de 2007, as Amigas da Leitura Rayani Pinheiro e Ývinna Déllys recepcionaram a Prof.ª Eliana Pinheiro e seus alunos em uma visita à Biblioteca Municipal de Solonópole. As 16 crianças acompanhadas de sua professora, da coordenadora pedagógica da escola, Maria da Consolação e da diretora Ana Rosa, que com todo esmero agendaram a visita expressaram sua gratidão à Secretária da Educação, Mônica Silva, pela disposição do transporte para o traslado da turma.
Rayani e Ývinna, que estavam representando os 15 amigos da leitura da sede, apresentaram o Projeto Eu Sou Cidadão para as crianças que em seguida participaram de rodas de leitura com os livros ‘Uma História Diferente’ e ‘Vó tem cada uma!’, da coleção Eu Sou Cidadão. A cada história os alunos exploraram, em forma de debate, as lições que das temáticas abordadas; houve uma significativa participação. Foi gratificante ver nos olhos das crianças a satisfação por conhecerem aquele espaço onde a leitura é a “palavra de ordem”.
Projeto Eu Sou Cidadão
Amigos da Leitura
Coordenação Municipal:
Kênis Silva e Aila Maria


Fonte: Secretaria da Educação
Colaboração: Kênis Silva

Contate-nos:
Fone / fax: (88) 3518-1438

PROFESSORAS DA ESCOLA JOSÉ OSTER MACHADO TRABALHAM HISTÓRIA DO MUNICÍPIO COM SEUS ALUNOS

Com o objetivo de desenvolver a oralidade, a escrita, a leitura e a expressão artística, as professoras Dulcimar Maciel, Antônia de Freitas e Elaine Cristina, de 1º ano “A”, “B” e “C” da E. E. I. E. F. José Oster Machado – sede – trabalharam com seus alunos a história do município de Solonópole por ocasião do 137º aniversário de emancipação política. Uma das atividades desempenhadas pelas professoras com suas turmas foi visitar as praças públicas, no último dia 24. A idéia era proporcionar às crianças uma oportunidade de conscientização sobre a conservação do patrimônio público (praças, logradouros, prédios históricos etc.), além de utilizar as praças como espaços de lazer.
As crianças participaram de uma ‘roda de conversa’ com moradores mais próximos à praça remontando histórias e causos ocorridos na cidade.
Coletivamente os alunos escreverão cartas à Secretária de Educação, ao Prefeito Municipal e aos vereadores com sugestões de restauração do relógio, do chafariz e a construção de parquinhos. Em anexo às cartas seguirão os desenhos e observações feitas pelos alunos como sugestões.



Fonte: Secretaria da Educação
Colaboração: Antônio Kênis Pinheiro da Silva
Contate-nos:
Fone/fax: (88) 3518-1438
Visite nosso site: www.solonopole.ce.gov.br