sexta-feira, 27 de maio de 2011

PALESTRA SESC - "Aprendendo a incluir, Incluindo para aprender".


Na manhã desta sexta (27), a Secretaria da Educação, em mais uma ação de parceria com o SESC-Iguatu, realizou encontro pedagógico com todos os docentes da rede de ensino de nosso município, como também, dos municípios de Milhã, Dep. Irapuan Pinheiro, Senador Pompeu e Jaguaretama. O tema "Apredendo a incluir. Incuindo para aprender", abordado e explorado pela Professora Isabel Parolin (Mestre em Psicopedagogia da Educação PUC-SP), desfez algumas dúvidas e mitos à cerca do assunto. Com uma abordagem didática e personificada, a Profª. Isabel transcendeu as expectativas causando as melhores impressões com sua abordagem. Relatos colhidos dos presentes consolidam os resultados dessa manhã tão proveitosa para a realidade docente de nosso município. Acompanhando a palestrante, Raimundo Neto, gerente do SESC e parceiro muito presente em nossa educação, falou da satisfação de estar de volta em Solonópole para contribuir mais uma vez para com nossa educação . Como boa anfitriã, Alboina Pinheiro, professora e secretária de educação de Solonópole, agradeceu a presença de todos esplanando com palavras de incentivo ao desenvolvimento de educação de qualidade.
Congratulações sejam expressas à equipe da SME - Solonópole que preparou com esmero este evento.

Fonte: AssCom/SEDUC-Sol
Redação: Kênis Silva
Imagens: Equipe SME

Colabore conosco. Sua opinião é muito importante para nós.

Contate-nos:
Fone/fax: (88) 3518-1438
E-mail: sec.sol.ce@hotmail.com
kenispsilva@gmail.com

quinta-feira, 26 de maio de 2011

FORMAÇÃO LUZ DO SABER

Quinta-feira (26), foi um dia de aprendizado para professores do ensino fundamental da rede municipal de ensino de Solonópole. Sob as orientações da Professora Gorette Souza, aos participantes foram propostas novas metodologias de alfabetização com software livre, desenvonvido por técnicos do Estado, para auxiliar aos municípios na alfabetização de alunos do 3º ano do fundamental I. A formação foi sobre o software Luz do Saber, um programa de informática que fará contato direto entre alunos, professores e conhecimento.

O software Luz do Saber traz uma metodologia interativa e baseada em teses comprovadas de sucesso na alfabetização e letramento de adultos, público de turmas de EJA, foi recentemente desenvolvido também para crianças com o propósito de ampliar as possibilidades de inibir o atraso da vida escolar e/ou erradicar o analfabetismo de nosso município.

Para saber mais sobre LUZ DO SABER, clique AQUI

Fonte: AssCom/SEDUC-Sol
Redação: Kênis Silva
Imagens: Equipe SME

Colabore conosco. Sua opinião é muito importante para nós.

Contate-nos:
Fone/fax: (88) 3518-1438
E-mail: sec.sol.ce@hotmail.com
kenispsilva@gmail.com

Dia do Desafio 2011 - Solonópole dá show de conscientização sobre importância de atividade física


Mais uma edição do Dia do Desafio é realizada pela Prefeitura de Solonópole, através da Secretaria da Educação. O dia do desafio é realizado em todo o mundo e tem por objetivo principal promover um dia simbólico para o despertar da importância da prática esportiva como melhoria da qualidade de vida das pessoas, além de estabelecer uma competição amigável entre cidades de mesmo porte populacional. Este ano, Solonópole esteve concorrendo com a cidade de Pasca - Colômbia. Em 2010, nosso município atingiu o número de 5027 praticantes de atividades físicas contabilizados e informados ao SESC-São Paulo, um récorde se comparado às duas edições anteriores.


Na rede de ensino foi realizada programação própria onde várias modalidades esportivas foram praticadas, visando um dia de muito movimento entre alunos, professores e demais envolvidos.

Na sede, uma caminhada matinal foi realizada com a pretenção de sensibilizar grande número de pessoas para a importância da prática de exercícios físicos. À noite, uma partida de voleybol no ginásio fechou com as atividades oficiais para esta 4ª edição do Dia do Desafio.

Queremos agradecer às entidades parceiras que neste ano se envolveram com grande empenho para contribuir com a filosofia do Dia do Desafio e a melhoria da qualidade de vida de nosso povo. Segue relação abaixo:

Secretaria de Saúde
Secretaria da Ação Social
Secretaria de Desporto
Academia Rabelo Fitness - Renata Rabelo
Academia Bem Estar - Jairo e Aline
Plano de Assistência Santa Maria - PLASMA - Sifredo Pinheiro
Paróquia Bom Jesus Aparecido


Para saber mais sobre o Dia do Desafio, clique AQUI


Fonte: AssCom - SEDUC-Sol
Redação: Kênis Silva
Imagens: Comissão Organizadora

Colabore conosco. Sua opinião é muito importante para nós.

Contate-nos:
Fone/fax: (88) 3518-1438
E-mail: sec.sol.ce@hotmail.com
kenispsilva@gmail.com

quarta-feira, 25 de maio de 2011

ESCOLA NOTA 10 - Solonópole está entre os 10 melhores do Ceará


Solonópole tem fortes motivos para está em festa. O último é que neste dia 25, na capital cearense, o prefeito de Solonópole, Dr. Valterno Nogueira Pinheiro, recebeu das mãos do senhor governador, Cid Gomes e do Ministro da Educação, Fernando Hadadd, a homenagem pelo 8º lugar em qualidade da educação no Ceará. A colocação se dá pelo nível de proficiência alcançado (243,0) com a alfabetização de crianças que cursaram o 2º ano do Ensino Fundamental II em 2010. Através do PAIC - Programa de Alfabetização na Idade Certa, criado em 2009 pelo governo do estado e implementado pelos municípios com o objetivo de erradicar o analfabetismo logo nos anos iniciais, é realizada a aplicação do SPAECE - avalização externa que mede o nível de aprendizado dos alunos do 2º ano do fundamental I, em Língua Portuguesa e Matemática.


Caravana de Solonópole no evento em Fortaleza

Uma comitiva composta por diretores das escolas, coordenadores pedagógicos, técnicas da Secretaria da Educação e a própria secretária, Alboina Pinheiro, marcaram presença no evento estadual. Além da ótima colocação que nossa educação alcançou, subindo de para 8º lugar no rankin do Ceará, a Escola Pedro Afrodísio - distrito de Assunção, mais uma vez fora premiada em dinheiro pela média de proficiência alcançada com suas turmas de 2º ano.
A Administração Nossa Terra Nossa Vida, parabeniza a todos os conterrâneos pela conquista no nível em educação alcançado.

Fonte: AssCom - SEDUC-Sol
Redação: Kênis Silva
Imagens: SME

Colabore conosco. Sua opinião é muito importante para nós.

Contate-nos:
Fone/fax: (88) 3518-1438
E-mail: sec.sol.ce@hotmail.com
kenispsilva@gmail.com