sexta-feira, 31 de julho de 2009

PROJETO TEMPO DE ALFABETIZAR capacita professores

A Secretaria da Educação, dando continuidade às atividades do projeto Tempo de Alfabetizar, realizou entre os dias 29-31/07/2009, capacitação com professores selecionados para atuarem no Projeto. A formação foi aplicada pela Porfª. Luiza Hermínia Brilhante, professora do município de Fortaleza (CE) que tem graduação acadêmica em Pedagogia e especialização em Alfabetização. Sua atuação nos dois primeiros dias de capacitação girou em torno dos níveis de aquisição da escrita (pré-silábico, silábico, silábico-alfabético e alfabético) e em torno do que é Letramento e a relação entre ambos.

Profª. Alboina Pinheiro

Professora Luiza Brilhante

Na oportunidade, a secretária Alboina expressou sua satisfação em estar com tais profissionais sendo capacitados, haja visto, a responsabilidade que aquele público estava assumindo com a educação solonopolense. O projeto Tempo de Alfabetizar é fruto de muito empenho da Secretária de Educação e da equipe da secretaria municipal, pois a necessidade de um projeto desta natureza é um sonho antigo e que veio complementar as ações já implementadas pela educação municipal. Professores-alfabeitzadores manisfestaram-se muito satisfeitos tanto com a formação quanto com o apoio que a administração está disposta a oferecer para o bom desempenho deste projeto, na expectativa de ótimos resultados ao final do atual semestre. No terceiro dia de formação, a equipe pedagógica da secretaria da educação realizou com os participantes oficina de jogos após abordagem teórica do Lúdico em Sala de Aula. A programaçaõ foi encerrada ao meio-dia do dia 31/07/2009.
Equipe de trabalho na confecção de jogos

Equipe pedagógica em ação com o grupo de professores


Para maiores informações contate-nos:
(88) 3518-1438
sec.sol.ce@hotmail.com
kenispsilva@gmail.com

segunda-feira, 27 de julho de 2009

RESULTADO DA SELEÇÃO PARA PROFESORES ALFABETIZADORES É DIVULGADO



A Secretária de Educação, Profª. Alboina Pinheiro, passados os prazos estipulados pelo Edital 001/2009 - que tem por objetivo contratação de professores-alfabetizadores para atuarem nas escolas da rede municipal de ensino, conforme cláusulas do referido edital, vem tornar pública sua satisfação e parabenizar todos os aprovados no Processo Seletivo.


Segue, abaixo, relação dos aprovados na Seleção:

Escola José Oster Machado
Maria Ivanêza de Souza Ferreira (43 pontos);
Milena de Souza (42 pontos);
Maria Nerivanda Carneiro Lins (37 pontos);
Maria Denes Vagner Ferreira (35 pontos).

Escola Anibal Rodrigues Pinheiro
Maria Edneuza Rabelo (40 pontos);


Escola Santa Maria Gorete
Maria Auderiana de Araujo (25 pontos).

Escola Maria Nezite Nogueira
Lidia Angélica Nogueira (34 pontos).


Escola Pedro Afrodísio Nogueira
Antônia Erilânia Pinheiro (32 pontos);
Pedrina Maria Pereira Gonçalves (36 pontos).


Escola Mundoca Moreira
Silvia Carla Coelho Loureito (40 pontos);
Maria Eliana Pinheiro (41 pontos);
Francisco Edson de Freitas (33 pontos).


Escola Antônio Benigno Bezerra
Maria Gerlene Cândido (25 pontos).

A Administração Nossa Terra Nossa Vida CONGRATULA aos aprovados e deseja SUCESSO nesta nova empreitada.

Para maiores informações contate-nos:
(88) 3518-1438
sec.sol.ce@hotmail.com
kenispsilva@gmail.com

BRASIL ALFABETIZADO: professores participam de Oficina sobre Jogos

A equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação realizou manhã de Formação com professores-alfabetizadores, hoje, dia 27/07/2009, na Escola de Ensino Médio Fenelon Rodrigues Pinheiro. A proposta foi apresentar aos formadores de jovens e adultos uma metodologia com prática de jogos onde o aluno tem a oportunidade de fixar os conhecimentos oferecidos em sala com a observância de regras e conceitos que servirão de meios para o aprendizado. Apresentou-se, também, fundamentação teórica sobre A Importância dos Jogos objetivando a familiarização com teóricos de renome como Vygotsky, Howard Gardner, dentre outros.

Com esta etapa observada, foram propostos alguns jogos para possibilitarem a concretização do processo de alfabetização mediado, pelos 23 educadores, a cerca de 250 jovens e adultos distribuidos pelo território solonopolense.

Confira as Fotos, em breve.

Contate-nos:
(88) 3518-1438
sec.sol.ce@hotmail.com
kenispsilva@gmail.com