sexta-feira, 27 de março de 2009

Profª Alboina Pinheiro, Secretária da Educação de Solonópole, reune-se com pais e mães de alunos de Maretas


A presença dos pais e mães de alunos da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Maria Nezite Nogueira - sítio Maretas - foi marcante na 1ª reunião com a Secretária da Educação, Profª Maria Alboina Pinheiro Paulo, ocorrida neste 26/03/2009, na referida escola.

Comunidade do Distrito de Assunção reunida na capela
Com o turno de anfitrião, José Acácio, diretor daquele estabelecimento de ensino, abriu a reunião com a apresentação da secretária e demais visitantes.


Secretária Alboina Pinheiro falando aos pais

Alboina começou sua fala agradecendo o apoio daquela comunidade, especialmente, do senhor e senhora, Veimar e Zeneize Nogueira, por cederem o espaço de sua casa para funcionamento, provisório, de anexos com salas de aulas. Além da casa, foi cedido, ainda, pela comunidade, o galpão de eventos da Capela de Santa Luzia, padroeira daquelas famílias. O funcionamento de salas fora da escola, se constitui pela carência em estrutura física. No entanto, estudos financeiros e tomadas de decisões estão sendo implementadas junto a autoridades competentes visando sanar tal deficiência.


Pais, mães e responsáveis de estudantes presentes, manifestaram ótima receptividade à apresentação de transparências com o tema "acompanhamento familiar na escola" e o título "Acompanhe a vida escolar de seu filho (a)", feita pela secretária. Esta foi a terceira de sucessivas reuniões que a jovenil e atuante secretária, fez e fará durante todo o semestre em todas as 11 escolas e 2 creches municipais.


Fica aqui registrado, o apoio, incondicional, da família Veimar e Zeneize Nogueira à educação dos filhos dos moradores da comunidade de Maretas e adjacências.

Além da Escola Maria Nezite, Alboina já visitou as escolas Pe. Cícero, Francisco Durval Pinheiro, Cincinato Furtado Leite e Pedro Afrodisio Nogeuira.


Deixe seu comentário no rodapé desta postagem.

Colaboração: Kênis Silva
Contate-nos:
Fone/fax: (88) 3518-1438

Visite o site oficial da Prefeitura Municipal de Solonópole

quarta-feira, 25 de março de 2009

Secretaria da Educação de Solonópole se destaca em Prestação de Contas do Transporte Escolar

Tal feito se deu pelo trabalho sério e comprometido, liderado pela Secretária de Educação, Profª. Alboina Pinheiro, que delega responsabilidades às senhoras Maria Eriluce Rabelo e a Filomena Maria Maciel, chefe e auxiliar, respectivamente, do Setor Financeiro da Secretaria Municipal da Educação.

O Setor Financeiro do Transporte Escolar da Secretaria da Educação Básica do Ceará - SEDUC manifestou, via telefone, à Eriluce Rabelo, as felicitações por ser o primeiro Município do Estado do Ceará a entregar a Prestação de Contas do ano de 2008 àquela instância. O transporte escolar, apesar de ser considerado pelos Prefeitos e Secretários o maior problema da administração pública municipal, em Solonópole, tem recebido especial atenção do senhor prefeito, Dr. Valterno e da Secretária, Profª. Alboina, com o intuito de oferecer um atendimento digno e de melhor qualidade ao alunado no Município de Solonópole. Responsabilidade,compromisso, agilidade, atenção e respeito, são alguns predicados que evidenciam o trabalho da Administração Nossa Terra Nossa Vida.

Colaboração: Kênis Silva

Contate-nos:

Fone/fax: (88) 3518-1438

sec.sol.ce@hotmail.com

kenispsilva@gmail.com

Visite também:

www.solonopole.ce.gov.br

COORDENADORA DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE SOLONÓPOLE PARTICIPA DE FORMAÇÃO DO PAIC.

O Programa de Alfabetização na Idade Certa - PAIC - promoveu, no dia 17 de março, o primeiro encontro de formação do Eixo da Educação Infantil, um dos 5 eixos de metodologia do PAIC: gestão, alfabetização, educação infantil, avaliação e formação do leitor.

Maria Bonfim, coordenadora do eixo e da educação infantil municipal, assitiu à palestras com as formadoras Luciana, abordando " Concepção de Infância: a infância e sua singularidade", Fátima Sabóia e Amália Simonetti conduziram os participantes à reflexão sobre "A organização do espaço e do tempo na educação infantil - a rotina".

O encontro aconteceu no Centro de Treinamento Antônio Albuquerque, atrás do Fórum Cloves Beviláqua - Fortaleza /CE.

Para maiores informações:

http://www.idadecerta.seduc.ce.gov.br

Colaboração: Kênis Silva
Contate-nos: 88 - 3518-1438
sec.sol.ce@hotmail.com
kenispsilva@gmail.com

Visite também:
www.solonopole.ce.gov.br
www.seduc.ce.gov.br

terça-feira, 24 de março de 2009

Opinião: professora Aglaê Pinheiro escreve ao nosso Blog sobre valores em conflito.


CRISE DE VALORES

Parece que o mundo está de perna pro ar. Agente olha para os lados e vê a inversão de valores, o que é certo é errado e o que é errado é o certo. Enquanto isso , os desonestos e os indolentes quase sempre arranjam um jeitinho de passar a perna nos outros e levar a melhor. “O jeitinho” brasileiro, já virou até folclore, e as notícias de corrupção envolvendo políticos nem chegam a causar mais espanto.


É claro que nem todo mundo é desonesto, mas, diante da negligência dos padrões de honestidade, hoje em dia todos nós acabamos nos vendendo um pouco. As pessoas se defendem, dizendo que são honestas porque não matam e nem roubam, mas fazem vista grossa para os pequenos deslizes. Se estão com pressa, estacionam o carro num local proibido atrapalhando o trânsito. A mesma coisa acontece com os atrasos- “vou chegar atrasado porque todo mundo chega” -, e assim por diante: “vou cobrar acima da inflação porque todo mundo cobra”, “ vou fazer um favor para ele, mas em troca quero uma vantagem para mim.


E assim quase sem perceber, cada um de nós é um pouco culpado pelo o fato de o mundo está assim. “ Se quisermos mudar o mundo, é preciso mudar a gente que está neste mundo”. Pois o comportamento humano resulta do meio ambiente, que ao transmitir exemplos e valores, confere uma visão de mundo para a pessoa.


A crise de valores decorrente das rápidas transformações no mundo moderno é um fenômeno mundial. E os meios de comunicação que visam ao lucro e a satisfação imediata acabam se aproveitando. As novelas fazem apologia do sexo sem responsabilidade, que transformam as pessoas em objetos, valorizam a vingança, a mentira e a truculência, justificando os fins pelos meios. Isso acontece na televisão, na publicidade, nas músicas, no rádio, no cinema, nos jornais etc. Mas é fácil verificar que esse mundo sem moral, em que os maus sempre triunfam, também não corresponde à realidade total da vida. Os bons sentimentos existem, assim como as boas ações. A maldade sempre existiu é tão velha quanto o mundo. Num mundo dominado pela Ciência e pela tecnologia, o, homem mergulhou muito no concreto e perdeu um pouco de sua vida espiritual, de sua fé.


É preciso que cada um procure os verdadeiros valores dentro de si. Mais do que nunca, é necessário fortalecer as sementes boas. Basta que respeitemos os nossos princípios, tenhamos firmeza em nossas crenças e demonstremos isso em nossos atos concretos. Essa deve ser a contribuição de cada um para um mundo melhor.



Profª. Antonia Aglaê Pinheiro

Solonópole – CE.