quarta-feira, 22 de abril de 2009

Em Pauta: professora Aglaê Pinheiro publica novo artigo


LIÇÕES DE VIDA

Na busca da felicidade, o ser humano deve superar inúmeros obstáculos ao longo da vida. Nas horas difíceis o ser humano olha apenas o lado da perda e não o ganho. Se cada obstáculo fosse visto como aprendizado, conscientização e novo posicionamento em vista do crescimento pessoal, as reações seriam diferentes. Pensando nisso o homem deveria acolher todos os acontecimentos com harmonia, buscando em seu significado a razão de ser do seu crescimento e maturidade.
Quando tudo vai mal, o esforço em se ater aos aspectos positivos da vida é uma fonte de equilíbrio e crescimento. Deus permite o sofrimento para ajudar o ser humano nesse aprendizado.
As lições de vida permitem a cada um questionar e posicionar-se de forma diferente perante os acontecimentos. Elas lhe ensinam que os sofrimentos lhe permitem olhar dentro de si e redimensionar os próprios valores. Acontece hoje, que cada ser humano é uma ilha, onde não existe pontes e barcas que facilitem a aproximação dos semelhantes.
No sofrimento até os fortes se sentem fracos. O problema, não é estar em cair, mas sim em saber se levantar. Há pessoas que sentem prazer em fazer de tais momentos a tragédia da vida. Assustar-se, aborrecer-se e apavorar-se é normal, mas não justifica aquele que perdura nessa situação.
Deus jamais castiga o ser humano. Ele apenas se serve dos acontecimentos para faze-lo crescer.
Há aqueles que caem das nuvens, quando algo desagradável lhes acontece. E sempre costuma acusar os outros pelos seus tropeços, é muito cômodo fazer-se de vítima. Mas é difícil é questionar o próprio comportamento e ver a onde estão as falhas pessoais para corrigi-las.
Na medida em que aprende as lições de vida, a pessoa avança no seu aperfeiçoamento. É até fácil ser bom quando as coisas ocorrem bem,. Difícil é ser bom e acreditar na bondade de Deus nos momentos dolorosos.

Profª Antonia Aglaê Pinheiro
Solonópole - CE.

Nenhum comentário: