quinta-feira, 23 de abril de 2009

PETECA capacita profissionais da educação para ações conjuntas de prevenção e erradicação do trabalho infantil


"Oh! Que saudades que tenho
Da aurora da minha vida,
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais!"
Casimiro de Abreu

É assim que, inspirados pelo recorte poético do grande Casimiro, abrimos nossos informes no que se refere à luta frente ao trabalho infantil que assola a infância de milhares de crianças e adolescentes do nosso país e, especificamente do nosso Ceará, deixando-os órfãos de uma fase da vida tão efêmera e, que pode formar pessoas sem as devidas lembranças de uma infância bem vivida de aproveitada.

O município de Solonópole, com o total apoio do Sr. Prefeito Dr. Valterno Pinheiro, da Secretária da Educação, Profª. Alboina Pinheiro e do COMDICA - Conselho Municipal de Direito da Criança e do Adolescente, realizou no período de 06 á 08 de abril, a Formação de Profissionais da Educação no Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente - PETECA, com representantes das 11 escolas e 2 centros de educação infantil da rede muncipal de ensino, como também, membros das Comissões de Maus-Tratos dos órgãos municipais: hospital, escolas, posto de saúde, PSF's e outros.
O Peteca, implementado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a União dos Dirigentes Municipais de Educação, em outubro de 2008, treinaram coordenadores pedagógicos municipais em curso realizado no final do ano passado na capital do sol - Fortaleza, do qual esteve representando o município de Solonópole, a técnica Joselita Silva, professora e coordenadora do setor de pessoal da Secretaria Municipal da Educação.

Profª. Joselita Silva no terceiro dia de estudos
Professor Erivaldo Pinheiro
Além de Joselita, participaram como palestrantes Erivaldo Pinheiro, dando informes sobre ações já implementadas pela nova administração e motivação pessoal, Daniele de Morais, assistente social do município, viabililizando ações de combate e prevenção ao trabalho infantil com as crianças e adolescentes assistidas pelos programas da Secretaria da Ação Social e, ainda, a infermeira e mais nova diretora do Hospital e Maternidade Maria Suelly Nogueira Pinheiro, Norma Marques Lima que, assessorada pela nutricionista do município Cecília Lobo, arbodaram aspectos inerentes à causa em pauta priorizando revitalizações das Comissões de Maus-Tratos da área da saúde, entre outros.

Profissionais da Saúde em apresentação

Daniele de Morais, explanando em assembléia


Em caso de suspeita de maus-tratos contra crianças e adolescentes, procure o CT- Conselho Tutelar mais próximo e DENUNCIE. O CT fará os procedimentos cabíveis em conjunto com o Ministério Público.


Para maiores informações acesse:
http://www.jusbrasil.com.br/busca?q=peteca&btS=Buscar+Not%C3%ADcias&s=noticias&l=tudo&o=relevancia&f=todas

Colaboração: Kênis Pinheiro

Contate-nos:
(88) 3518-1438
sec.sol.ce@hotmail.com
kenispsilva@gmail.com

Visite o site oficial da Prefeitura Municipal de Solonópole
http://www.solonopole.ce.gov.br/

Nenhum comentário: