quarta-feira, 24 de setembro de 2008

*PROJETO EU SOU CIDADÃO - COORDENAÇÃO E AMIGOS DA LEITURA SÃO CAPACITADOS EM RÁDIONOVELA*



A coordenação do Projeto eu Sou Cidadão - Amigos da Leitura passou, neste início de setembro de 2008, pela primeira etapa de uma Oficina de Capacitação em Rádionovela promovida pela APDMCE - Associação das Pimeiras-Damas do Ceará. A oficina teve por facilitadoras Bárbara Janiques e Brenda Guedes, ambas formadas na área de comunicação e jornalismo. Esta foi a etapa de abertura de mais uma Campanha Educativa lançada pela Associação visto que, a cada ano, uma nova temática é abordada em forma de Campanha para a formação do cidadão cearense. A Campanha 2008/2009 "Amigos da Leitura em Sintonia com a Cidadania" é uma continuidade do trabalho realizado pelos 1500 agentes de promoção à leitura e à cidadania que atuaram na campanha 2007/2008 com o tema "Amigos da Leitura pelas Ondas do Rádio", haja visto a ótima repercussão obtida neste período e sem falar no eficaz e popular meio de comunicação qúe é o rádio ainda hoje.


Na oportunidade, foram trocadas experiências exitosas frente ao trabalho desenvolvido sob cada coordenação municipal em todo o estado. Marcaram presença cerca de 65 coordenadores dos 100 municípios que integram a rede estadual do Projeto.


Na metodologia da oficina as facilitadoras incluiram como prática a gravação de rádionovelas utilizando os estúdios da Rádio Unifor, local onde aconteceu o encontro de dois dias. Elaboradas pelos participantes, a proposta foi roteirizar o enredo do livro Marias e Fulaninhos (Júlio Lira) objetivando a abordagem das temáticas da coleção Eu Sou Cidadão de forma atrativa aos ouvintes do rádio interiorano.


As expectativas com que os coordenadores voltaram aos seus municípios são as melhores, pois tratar de temáticas sociais pelas ondas do rádio é uma oportunidade de levar aos mais longícuos recantos do nosso Ceará a imformação e o debate de forma eficaz, atual e simples.
Fonte: Secretaria da Educação
Colaboração: Kênis Silva
Contate-nos: (88) 3518-1438
kenispsilva@hotmail.com